A água dos alimentos pode ajudar a hidratar o corpo, porém nem toda a água necessária pode ser adquirida por meio da alimentação.
“Sabemos que, para fornecer água ao nosso corpo, devemos beber muita água. Entretanto, todos os organismos vivos são compostos por essa substância, o que significa que também podemos obter água a partir da alimentação. Sendo assim, uma dieta rica em com muita quantidade de água pode ajudar na hidratação.”
“Geralmente os que mais possuem água são de origem vegetal. A água constitui cerca de 93% do peso do agrião e da abobrinha, por exemplo. O tomate e a melancia apresentam, respectivamente, 95% e 92%. Os diferentes tipos de carne, por sua vez, apresentam em torno de 60% a 75% de água, um valor relativamente inferior ao dos vegetais.
Os alimentos crus, de uma maneira geral, apresentam uma maior porcentagem de água, com exceção dos grãos que absorverem essa substância durante o cozimento. Estima-se que enquanto 100 gramas de feijão cru tenham apenas 14 % de seu peso em água, após o cozimento, esse valor chega a quintuplicar.”
“Os vegetais, além de se destacarem por sua grande quantidade de água, fornecem fibras, que controlam o regulamento do intestino, vitaminas e outros importantes nutrientes. Sendo assim, são alimentos essenciais para o funcionamento adequado do corpo e fortes aliados para matar a sede.”
“Veja a seguir uma pequena lista de alimentos com sua respectiva quantidade de água:”
“ATENÇÃO: Apenas 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser adquirida pelos alimentos. Sendo assim, não deixe de beber pelo menos 2,5 litros de água diariamente.”
Referência brasilescola – artigo Água dos alimentos “Por Ma. Vanessa dos Santos”
Blog Trans-Água Distribuidora de Água Potável – Curiosidades sobre a Água – Água dos alimentos.
ATENDIMENTO 24 HORAS – Rua Doutor Alarico Silveira, nº 520 – Abastecimento com Caminhão Pipa.